Psicologia IESB, Vol. 1, No 1 (2009)

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Influência da música ambiente sobre o comportamento de clientes e funcionárias de uma loja de varejo de moda feminina

Fabiana Azevedo de Andrade, Sara Cerqueira Barbosa

Resumo


A área de pesquisa sobre o comportamento do consumidor é relativamente nova, porém vem ganhando destaque nos últimos anos. A área de atuação é múltipla, uma vez que pode ser investigada por diversas abordagens, bem como a psicologia, já que esta, freqüentemente está interessada em pesquisar o comportamento humano. A investigação do comportamento do consumidor envolve o estudo de variáveis negligenciadas ao se estudar o comportamento cotidiano do individuo. As variáveis que influenciam no processo de decisão de compra encontram-se divididas entre os fatores pessoais, as diferenças individuais e as influências ambientais (Engel, 2000). O comportamento do consumidor pode ser definido como atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos ou serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações (Engel, 2000, p. 4). “Atmospherics” é definido como uma área de pesquisas sobre o comportamento do consumidor que investiga o efeito de características do ambiente de consumo sobre determinados comportamentos. (Seco-Ferreira, 2007). A motivação pode ser uma das implicações sobre o comportamento dos funcionários causados pelas variáveis ambientais. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da variável música ambiente sobre a motivação e comportamento de vendedoras e a influência exercida sobre a percepção e o comportamento dos consumidores em uma loja de roupas femininas em Brasília, Distrito Federal. A amostra total foi composta por consumidoras, vendedoras e funcionárias da equipe da loja. Foram elaborados três questionários: O primeiro (tipo 1), direcionado às clientes, O segundo questionário (tipo 2), direcionado às vendedoras e à, o terceiro questionário (tipo 3) aplicado à equipe (caixas e estoquistas). A partir dos dados coletados, verificou-se uma forte e positiva correlação entre as respostas das clientes para os itens relacionados à intenção de voltar à loja e intenção de voltar a comprar com a mesma vendedora. Os resultados indicaram que o ambiente exerce algum tipo de influência sobre quem trabalha sob ele e, quando essa influencia é positiva, a colaboradora transmite isso à cliente, de forma que, por sua vez, expressa essa influência através de suas intenções de voltar à loja e, principalmente, de voltar a comprar com a mesma vendedora que lhe atendeu em um bom dia de compras.

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